10 SUPER Idéias para Otimizar seu Marketing no Facebook

É raro passar um dia sem que eu percorra meu feed do Facebook. E eu não estou sozinho: de acordo com o DMR , 65% dos usuários do Facebook fazem logon diariamente .

Como profissionais de marketing, sabemos como é importante ter uma presença de negócios no Facebook, mas também sabemos que está se tornando cada vez mais difícil se destacar entre os nossos colegas. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos diários no Facebook , os profissionais de marketing precisam ser inteligentes em termos de como eles aumentam seu público e negócios por meio do Facebook.

É complicado, mas não é impossível! 
Aqui estão 10 Idéias Inteligentes e Fáceis para Otimizar seu Marketing no Facebook  para ajudá-los a se destacar no mar social lotado.

1. Segmente uma audiência insanamente específica

Você sabia que é possível direcionar mulheres que falam português e inglês, entre 31 e 56 anos de idade, que moram em um raio de 16 km de Campinas, SP, que são “que são boas mães” de alunos do ensino fundamental?

O nível super sofisticado de segmentação de anúncios é um dos principais motivos para se entusiasmar com o marketing do Facebook. Esperamos que você tenha dedicado tempo e recursos para analisar sua base de clientes e formar personagens de compradores(personas).

Agora você pode colocar essas pessoas para usar e ir atrás das pessoas com maior probabilidade de estarem interessadas em seus produtos ou ofertas.

Cuidado! Se você for muito específico, essa estratégia pode funcionar contra você, fique de olho na ferramenta de definição de público-alvo para garantir que você não esteja ficando tão granular com sua segmentação por persona que ninguém veja seus itens.

 

2. Executar um concurso simples para o engajamento

Os concursos do Facebook não são novidade. Você provavelmente já foi exposto a muitos, e potencialmente já entrou em alguns (eu sei que tenho). Mas você já tentou executar um você mesmo?

Executar um concurso com um incentivo tentador é uma das melhores formas de estimular o engajamento de anúncios no Facebook. Que amante de cerveja não gostaria de ter uma viagem grátis para um dos melhores festivais de cerveja em Boston (veja anúncio abaixo)?

A melhor coisa sobre a execução de um concurso é que ele não precisa ser excessivamente complicado. Siga o exemplo da Harpoon, por exemplo, simplesmente pedindo às pessoas que enviem fotos com o seu produto e, em seguida, escolha um vencedor aleatoriamente para uma viagem divertida.

3. Crie postagens de vídeo curtas e atraentes

Então, você já tentou vender sua empresa com vídeos no Facebook, mas as pessoas simplesmente não parecem estar interessadas? Isso é provavelmente devido a um dos dois motivos:

  • Seus vídeos são muito longos
  • Ou, eles não estão envolvidos o suficiente

Os usuários do Facebook estão procurando entretenimento. Eles estão gastando seu tempo em uma plataforma social , provavelmente para matar o tempo ou perseguir seus amigos, então você precisa desviar sua atenção rapidamente, com conteúdo divertido. Que melhor maneira de fazer isso através do vídeo?

Outros comerciantes estão pegando nessa tendência. A quantidade média de visualizações de vídeos diários no Facebook dobrou de 4 bilhões de visualizações de vídeos por dia para 8 bilhões, em abril e novembro de 2015!

Empresas como o BuzzFeed descobriram a receita para impulsionar o engajamento de vídeos – mantenha-a curta e doce, com uma miniatura visualmente atraente. Passei cerca de duas horas na outra noite assistindo a essas curtas postagens em vídeo na página do BuzzFeed Food no Facebook.

4. Use o contato visual nas suas imagens para direcionar a atenção

As pessoas seguem dicas direcionais de outras pessoas. Se todos na sala olharem para cima, você também vai procurar. Esta é a natureza humana.

“Os seres humanos têm uma tendência natural de seguir o olhar dos outros, e fomos treinados desde o nascimento a seguir flechas nos direcionando para onde deveríamos olhar / ir”, diz Gregory Ciotti, do Help Scout .

Aproveite esse fato para chamar a atenção dos espectadores para a parte mais importante do seu anúncio no Facebook . Por exemplo, se você tiver uma forte frase de chamariz, poderá mostrar uma imagem com uma pessoa olhando ou apontando para esse texto.

Confira abaixo a postagem do Moz no Facebook – a imagem mostra uma jornada clara de onde direcionar seus olhos, começando com o olhar de Rand e depois seguindo as setas vermelhas.

5. Post imagens de cães agindo como seres humanos ou bebês agindo como adultos

Estou ciente de que esta dica parece bizarra. Mas funciona! Por quê? Porque quem não ama cachorros e bebês?

Cães e bebês não estão relacionados à sua marca? Quem se importa? Faça-os relacionados à sua marca, dando-lhes legendas engraçadas relacionadas à marca. Bark Box acontece na indústria de animais de estimação, mas eles realmente se destacam nisso com imagens adoráveis ​​de cães com legendas semelhantes a humanos.

Quando você está fazendo marketing no Facebook , é uma boa idéia não se levar muito a sério. Inserir alguma diversão em seus posts atrairá a atenção das pessoas ocupadas e distraídas, e essa é a fórmula perfeita para fazer exatamente isso: bebê + fone de ouvido e terno + legenda de adulto, sempre dá uma boa risada.

6. Alvo os leads que você já tem no Facebook

Você sabia que pode enviar uma lista de e-mails diretamente para o Facebook e exibir seus anúncios para esse público? Por meio do recurso Públicos personalizados do Facebook , você pode segmentar os leads capturados de sua inscrição no boletim informativo ou de outros esforços de geração de leads, ou talvez um grupo de clientes atuais que você está tentando fazer upsell.

Além de se concentrar em públicos insanamente direcionados (veja a dica nº 1), você também deve criar anúncios para os contatos que já possui, mas de uma maneira ainda mais personalizada. Por exemplo, digamos que você tenha uma lista de pessoas que fizeram o download de um guia intitulado “Introdução ao desenvolvimento de seu próprio site”. Você pode fazer upload dessa lista de pessoas e segmentá-las com um anúncio altamente específico que se refere a esse guia e quais são os próximos passos estão a levar o seu site para o próximo nível.

7. Clone sua principal audiência geradora de receita

Nós discutimos algumas estratégias para criar audiências relevantes; Depois de adquirir dados suficientes, você pode clonar seu público de alto desempenho do Facebook. O recurso de Audiência Lookalike do Facebook permite que você alcance um público-alvo que você já possui e aumente seu alcance encontrando novos leads com atributos semelhantes. Você pode muito bem clonar seus melhores clientes. É simples assim!

8. Humanize sua marca com fotos divertidas de funcionários

Facebook é tudo sobre pessoas. A intenção original do Facebook era interagir com amigos, não anunciar sua empresa, mas é fácil para os profissionais de marketing esquecer isso. O problema é que apenas enviar mensagens relacionadas a produtos só vai levar você até certo ponto. Você precisa mostrar às pessoas por trás da marca para se conectar com seu público.

Existem muitas empresas que fazem isso bem – tomar o Unbounce. Eles usam sua página de negócios do Facebook para mostrar os funcionários de uma maneira divertida e compreensível.

 

9. Pague apenas para promover seu melhor conteúdo

É provável que você informe com periodicidade quinzenal, mensal ou trimestral para ver qual conteúdo está entrando em contato com seu público em termos de visualizações de página, compartilhamentos, comentários e outras métricas de engajamento. Com todo esse conhecimento na ponta dos dedos, você deve usar esses dados para decidir onde concentrar seu orçamento de promoção. Coloque algum dinheiro por trás do seu melhor conteúdo para obter ainda mais exposição.

Pode parecer senso comum, mas é mais fácil pensar em deixar o conteúdo rockstar desaparecer e adquirir poeira no canto. Pare de fazer isso e exiba anúncios no Facebook para dar uma segunda vida aos seus artistas de superstar de conteúdo. O conteúdo Evergreen ainda ressoará com um público maior se ele se sair bem quando foi originalmente publicado. Isso é especialmente eficaz para conteúdo que não está bem classificado na pesquisa orgânica.

10. Use Emojis no seu marketing do Facebook

Em maio de 2015, o amado cientista de dados do WordStream, Mark Irvine, descobriu que os anúncios com emojis têm taxas de cliques muito mais altas doque os anúncios sem. Infelizmente, o Google rapidamente pegou e os emoticons não são mais permitidos no texto do anúncio do Google AdWords.

De acordo com a AdWeek , 92% dos usuários online usam emojis , e os usuários frequentes sentem que os emojis expressam seus sentimentos com mais precisão do que palavras. Os emojis são como cachorros e bebês, pessoas como eles. Moral da história, use emojis em seus posts de marketing no Facebook para adicionar personalidade e emoção ao seu texto.

 


Fale Com um Especialista

A equipe da GOguia está pronta para te atender e entender quais são as necessidades do seu negócio e auxiliar a terem ainda mais sucesso!!

 

GOguia SoLoMo a solução completa para o seu negócio

Escolha a melhor opção para seu tipo de negócio e comece agora a ter mais visibilidade online


error: Obrigado pelo interesse. Fale com um especialista: 019 9 9845-0818(Whats) ;)
WhatsApp chat